Mogi Mirim e o Carrossel Caipira que assombrou o futebol paulista

equipeSe a Holanda de 1974 assombrou o mundo com seu jeito diferente de jogar com o Carrossel Holandês, um time brasileiro copiou a ideia e também espantou e assustou muitos times de São Paulo. Na década de 70, o estilo de jogo foi criado pelo técnico Rinus Michels e comandado pelo elegante e genial Johann Cruyff, e em 1992 foi ‘copiado’ por Oswaldo Alvarez, o Vadão, e comandado pelo meia Rivaldo no Mogi Mirim.

O Carrossel Caipira – alcunha dada em alusão a laranja mecânica e adaptada pelo Mogi Mirim ser do interior de São Paulo – foi criado pelo treinador Vadão que, após um Campeonato Paulista fraco em 1991, decidiu inovar em no ano seguinte com um esquema tático diferente. O treinador contando no elenco com jogadores oriundos da base e com um grupo qualificado, resolveu adotar o 3-5-2 com três zagueiros fixos e onde os jogadores do meio de campo para frente não guardavam posição e rodavam, como um carrossel.

A ideia para o técnico Vadão tinha tudo para dar certo pelo elenco qualificado e pelo sucesso do esquema holandês, mas criticas e especialistas não gostavam do 3-5-2, pois a Seleção Brasileira de 1990 perdera a Copa com o mesmo estilo de jogo. O treinador insistiu com a ideia e o trabalho deu resultado instantaneamente. No Paulista de 92, o Mogi Mirim terminava em primeiro na chave entre os clubes chamados de “menores”, com 16 vitórias em 26 jogos, e foi para a fase Semifinal contra os grandes. Divididos em dois grupos de quatro equipes, ao lado de Guarani, Palmeiras e Corinthians, o Mogi Mirim não conseguiu se classificar para a final, que foi disputada por São Paulo e Palmeiras, com o Tricolor do Morumbi levando a melhor, mas despertou uma ótima geração e um esquema incrível que daria frutos no ano seguinte.

Do Carrossel Caipira do técnico Vadão, destaque para Leto, Válber e o mais famoso deles, Rivaldo, pentacampeão do mundo e eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo em 1999. Em 1993, mesmo com as boas atuações, o Sapo não conseguiu se classificar para o quadrangular final do Campeonato Paulista.

O Mogi Mirim com o Carrossel venceu títulos pouco expressivos como a Copa 90 Anos da Federação Paulista de Futebol e do Grupo Amarelo do Campeonato Paulista. Mesmo sem conseguir vencer grandes campeonatos, o Sapo e o técnico Vadão estão marcados na memória do futebol brasileiro por terem montado o Carrossel Caipira, considerado por muitos o melhor time do interior da história do Brasil.

Confira o documentário sobre o Carrossel Caipira que encantou o interior de São Paulo e o Brasil inteiro:


 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s